Filme: “Escritores da Liberdade”
Direção: Richard LaGravenese
Duração: 122min
Realização: 2007
O filme Escritores da Liberdade retrata a historia de uma professora que se depara com uma turma de alunos envolvidos com diversos problemas sociais, psicológicos e culturais encontrando resistências desses alunos ao ensino. Nessa escola a violência entre os jovens tomam proporções altíssimas. E essa professora tem o papel de civilizar os alunos e percebe que para que haja mudança com aqueles jovens é necessário que o seu trabalho vá alem da sala de aula.
No inicio ela tenta dar aula de acordo com as normas curriculares exigidas, porem verifica que é impossível diante dos obstáculos encontrados. Com isso a professora cria um método pedagógico que estimula a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos através da escrita, no qual a professora pediu para que todos escrevessem em um diário tudo sobre sua historia de vida, fazendo com que esses se reconhecessem e a partir daí pudessem verificar onde está o erro e tentar mudar e transformar sua trajetória sobre a realidade e seus atos.
Ela agiu de forma que, sua decisão em mudar a visão daqueles alunos, era a mais ética. Em que todos têm direito a uma educação de qualidade, proporcionando oportunidades educacionais e contribuindo para transformação daqueles que se encontra em grupos marginais, sem oportunidades. Ajudando os alunos a desenvolverem valores, éticos e morais, reconhecendo sua individualidade e sendo solidários para com os outros, promovendo a democracia e os direitos humanos. A professora adéqua os conteúdos de acordo com a realidade cultural dos alunos e com isso faz com que eles busquem o significado da sua vida e passem a se responsabilizar pela transformação que possa ocorrer. A atitude da professora com toda sua força de vontade conseguiu transformar-los em os alunos motivados e responsáveis. Diante disso, ela conseguiu contextualizar a realidade dos alunos com a aula e transformar a realidade vivida por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário